sábado, abril 10

Quer dar uma espiadianha?


Ai, ai, ai, ai, ai!!! Ontem mesmo eu acabei de saber que o "Será-fim" investiu em câmeras de segurança na escola. Parece-me que, ao todo, são catorze. Legal!
Estou vendo que os paradigmas globalizadores acabaram de atracar no cais da repartição estatal.
Agora, não qual a finalidade, se é para coibir a ação delinquente de alunos baderneiros ou prever uma segurança maior no labor educacional!!!
O Big Brother pedagógico pode tornar-se emblemático! Diga-se de passagem que "O Grande Irmão" é um personagem fictício do romance de George Orwell, um grande ditador que vigia as pessoas ininterruptamente! Daí, o romance inspirar aquela porcaria exibida todos os anos pelo "Grande Irmão" do capitalismo selvagem.
Só que, pelo visto, isto cheira a Casa do Artistas... Ops! Casa dos Autistas! Sem querer, aqui, ser preconceituoso, mas digo autista porque esta patologia é uma disfunção global do desenvolvimento que altera e afeta a capacidade comunicativa do indivíduo, o estabelecimento de relacionamentos e a resposta ao ambiente, ou seja, é caracterizado pelo desligamento da realidade exterior e criação mental de um mundo autônomo.
Tudo a ver com o "Será-fim"! Por quê? Porque num ambiente educacional, onde a comunicação e o relacionamento são comprometidos e a base de decisões são praticamente arbitrárias, só podem ser aspectos de desligamento da realidade! Câmeras?!! Poupe-me!!! Bem, veja o lado bom (para os alunos, é claro): um item a mais a ser depredado! Como se isto coibisse atos libertinos. Nós vemos a todo instante nos telejornais, bandidos que cometem latrocínio e ainda faltam dar um tchauzinho para a câmera! Quanto mais uma baguncinha de praxe!
O negócio é rédea curta pra cavalo xucro! Sem isto, a idealização de educação fica somente no hiperurânio pedagógico. Não posso nem chamá-los de sofistas, pois, até isto, seria um grande sacrilégio!
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário