sábado, dezembro 19

Educação de qualidade...


Caros amigos,
parece que educação de qualidade é uma prerrogativa quase religiosa apregoada aos quatro ventos. Mas, na prática, não é bem isto que acontece.
Brasileiro nato,"quase" divorciado, professor e inconformado! A relapsia com que é tratada a educação na cidade de Astorga, no ensino fundamental, já se tornou caso de polícia. Na verdade, esta escola,"Será-fim", está entregue à barbárie.
Há algumas semanas, um "aluninho" entrou na sala em que estava lecionando, jogando bola! Poderia ser jucundo se não fosse melancólico... Tomei a bola do aluno e pedi que saísse e fosse para sua sala. Ele tomou todo o meu material da mesa, se dirigiu para o fundo da sala e ameaçou jogar tudo pela janela caso eu não devolvesse a bola. Tive de chamar, é claro, as "profissionais" da educação. O que aconteceu? NADA!!!
A partir disto, comecei a avaliar minha breve atuação. Sentado em uma cadeira e submetido aos "inquisitores", tive de me explicar sobre algumas coisas que NÃO disse para uns alunos de 7.a série cuja reclamação se originou de um pai que "não quis se indentificar". É, os alunos riam sorrateiramente de mim, comemorando a "enrabada" que o professor havia levado: a injustiça perdurou!
Falo para vocês que este pai - se é que foi ele - não tem o mínimo de vergonha na cara porque sequer se identificou: aí fica a incógnita!
O fato é que nesta escola "tudo é permitido" e a balbúrdia em que se encontra dá margem para que tudo possa acontecer: professores quase levando carteiradas e pedradas na cabeça, prédio depredado, funcionários à beira da loucura e alunos... NUMA BOA! Por quê? Porque temos de "entendê-los", porque são frutos de casamentos avariados, vidas destruídas pelo álcool e drogas etc.
Bom, aí eu me pergunto: E DAÍ? Só por causa disto temos de encarar uns alunos com atitudes delinqüentes e animalescas, que destroem o bem público, que mandam os professores para "aquele lugar" e que sabem que nada vai acontecer! Por quê? Minha resposta: equipe pedagógica e direção estão FALIDAS e digo mais. Aquela "eca" do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, mais esta pedagogia pífia e neoliberal atreladas ao paternalismo e ao populismo são grandes responsáveis por esta porcaria de educação a que assistimos e que está ruindo; tudo regado ao mais bucólico e otimista discurso pedagógico: "não é bem assim professor, temos de entendê-los!"
Tudo bem! A situação eu entendi. A única coisa que ainda não consegui entender é o que se passa pela consciência, já meio opaca, do "Primeiro Estado" e que fim isto pode ter. É esperar para ver: eles fingem que aprendem e nós que ensinamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário